quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Review Japan Barbie Doll

Olá!
Estou de volta! e para começar o ano farei um review de uma doll que já está há algum tempinho na minha coleção: a Japan Barbie Doll. Ela foi lançada no dia 18/11/2010 e faz parte da coleção Dolls of the World - Asia. A designer da doll é a Linda Kyaw.
A doll tem seus trajes inspirados em uma gueixa; gueixas são as mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da Arte, dança e canto, e se caracterizam pelos trajes e maquiagem tradicionais.
O traje da doll no caso, seria uma versão "moderna" da gueixa tradicional.
Seguem as fotos da doll:



A maquiagem da doll é vibrante e as cores ornam com seu quimono.


O cabelo da doll é muito bonito, como pode se ver na foto, está preso em um coque ornado por esse acessório de cabeça decorado com duas flores: uma na cor branca e outra na cor vermelha. E é bem comprido chegando próximo à sua cintura. Infelizmente para se obter o coque foi necessária a aplicação de muita cola deixando o cabelo "duro", a franja também está coberta de cola.
Ela segura na mão direita uma leque que é apenas decorativo (ele não fecha). A maquiagem é vibrante: sombra amarela e batom vermelho carmim. Os olhos da doll são castanhos. Uma pintinha dá o charme no canto direito da boca.



O quimono da doll é bem vibrante em tons quentes.


Como já foi descrito acima, o quimono da doll seria uma versão modernizada do tradicional quimono das gueixas japonesas. A cor dele é vermelho e o material seda sintética. Ele é ornado com estampas de flores de cerejeira amarelas e pretas e também estrelinhas pretas. Na cintura uma faixa branca de um tecido que lembra algodão envolto por um fio elástico preto. Os braços da doll não são articulados.



A calça legging e as sandálias



 Por baixo do quimono, a doll veste uma calça legging feita da mesma cor e tecido do quimono. As sandálias (lindas por sinal) são outra referência modernizada, dessa vez dos tamancos de madeira usados pelas gueixas chamados Okobo:




Os tamancos Okobo cuja plataforma é feita a partir de um bloco de madeira de salgueiro. Créditos: https://www.coisasdojapao.com/2017/05/5-calcados-japoneses-mais-tradicionais-e-famosos/



A caixa da doll é toda ornada com flores e galhos de cerejeira na cor preta, provavelmente referência ao Sumi-ê, e o fundo nas cores branca e vermelha. Na traseira da caixa, um croqui da doll é acompanhado por um texto descrevendo um pouco da história de inspiração da doll.




O croqui da doll e um texto descritivo com a tradução em algumas línguas.



 Por fim, deixo a imagem do protótipo da doll a fim de compará-la com o produto final.

  

O protótipo da doll. Créditos: www.barbie.mattel.com


Eu amo essa doll e fico triste que a Mattel não tenha dado mais continuidade a linha DOTW.

Até a próxima!








2 comentários:

  1. Olá Natalia,
    Que linda tua Barbie Gueixa ! Ela é muito delicada,aaim como são as Gueixas na vida real. Descrição perfeita dos trajes: quimono, tamancos Okobo e a referência às Cerejeiras, que são muito apreciadas no Japão por suas belas flores ! Abraço Carinhoso, Cora :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cora,
      Obrigada! Desculpe a demora em te responder. Um abraço carinhoso para você também,
      Natália :)

      Excluir